sábado, 21 de novembro de 2015

Sonhos de Leite









Esta receita foi-me dada pela minha amiga Paula, que é uma cozinheira de mão cheia. Parece-me que é uma receita da Bimby, mas como eu não tenho esta máquina, fi-la mesmo à mão. O Natal está quase à porta e já me apetece fazer experiências. 
Estes sonhos são perfeitos para esta altura, sabem mesmo a Natal. Fáceis de fazer, dobrem a receita porque a quantidade que indico só rendeu 15 e cá em casa desapareceram num instante.





Sonhos de Leite

Ingredientes:
( rende 15)

250 ml de leite
50 gr de manteiga
1 ch de sopa de banha
1 casca de limão e outra de laranja
raspa de um limão
1 pau de canela
1 ch de chá de açúcar
1 pitada de sal
170 gr de farinha
1 ch de sobremesa de fermento ( ou uma de chá mas bem cheia)
4 ovos grandes
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Leve o leite ao lume com as cascas de laranja, de limão (  mais as raspas deste), o pau de canela, a manteiga, a banha, a pitada de sal e  o açúcar. Mexa até a manteiga estar dissolvida. Quando começar a ferver baixe o lume retire as cascas e o pau de canela e junte a farinha com o fermento toda de uma só vez. Mexa bem até formar uma bola. A esta massa chama-se massa choux. Transfira para a cuba da batedeira e deixe arrefecer durante uns 15 a 20m.
Comece a bater a massa com a pá de amassar e junte os ovos, um a um. Adicione cada ovo só quando o anterior estiver bem ligado na massa.
Deixe a massa repousar durante uns 15m.

Aqueça o óleo e frite colheradas . Quando as bolinhas de massa começam a vir ao de cima comece a picá-las com um palito. Volte a picá-las quando as volta. Deixe-as fritar até ficarem douradas. Escorra-as em papel de cozinha e passe-as por açúcar e canela.

Ficam deliciosas quentes ou frias. Aqui em casa todos nós adorámos, até o mais pequenino que é mais esquisito com os doces.

E o Natal está quase a chegar !!!!








4 comentários:

  1. Ficaram tão lindos e devem ser deliciosos! Já começa mesmo a cheirar a Natal com esses lindos sonhos ( embora por cá, nos Açores, não sejam um doce usual). Hei de experimentá-los mesmo assim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia. Por aqui fazem parte das muitas receitas de Natal. Em casa dos meus pais, sempre se fizeram de abóbora, mas esta versão bem mais simples, também é muito saborosa. Experimenta que não te vais arrepender! Bjnho!

      Eliminar
  2. Que bem que me sabia um sonho! Era mesmo um sonho! São tão bons e esses parecem ser fantasticos! Ja começa mesmo a cheirar a Natal! É uma epoca que eu adoro, pelos cheiros, pelos sabores, pelos sons! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro Elisabete! E adoro todos estes doces calóricos!! Esta é mais uma receita que fica para a extensa lista de "must do" do Natal!! Bjnhos

      Eliminar